Xadrez ELETIVA :JOGOS &QUEBRA-CABEÇA. - ppt carregar
Por um escritor misterioso
Descrição
A ATIVIDADE DE XADREZ O TABULEIRO DE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada por dois jogadores que movem peças brancas e pretas, alternadamente, num campo denominado tabuleiro de xadrez. O objetivo do jogo é dar xeque-mate no rei do adversário. O TABULEIRO DE XADREZ O tabuleiro é formado por 64 casas, dispostas alternadamente, sendo 32 brancas e 32 pretas.
Os peões passados devem avançar o mais rapidamente possível. O jogador que tiver um peão a mais, deverá trocar peças, mas não peões. Ao passo que, quem tiver um peão de menos, deverá trocar peões e não peças. Aquele que adquirir uma vantagem, não deverá abandonar todos os peões de uma ala. Com um peão a mais, a partida provavelmente terminará em empate, uma vez que haja peões. Somente numa das alas do tabuleiro, além, naturalmente, de outras peças no jogo - sejam eles menores (cavalo ou bispo) ou maiores (torre ou dama). Os finais mais fáceis de ganho são os finais puros de peões. E os mais fáceis de empate são aqueles com bispos de cores diferentes. O rei é uma peça forte. É importante usá-la. Não coloque peões nas casas da cor de seu bispo. Os bispos são melhores que os cavalos em todas as situação, exceto nas posições bloqueadas. Dois bispos contra bispo e cavalo (ou dois cavalos) constituem vantagem apreciável. Peões passados devem ser bloqueados pelo rei. Uma torre na sétima horizontal é compensação suficiente por um peão a menos. As torres devem situar-se detrás dos peões passados.
Os peões passados devem avançar o mais rapidamente possível. O jogador que tiver um peão a mais, deverá trocar peças, mas não peões. Ao passo que, quem tiver um peão de menos, deverá trocar peões e não peças. Aquele que adquirir uma vantagem, não deverá abandonar todos os peões de uma ala. Com um peão a mais, a partida provavelmente terminará em empate, uma vez que haja peões. Somente numa das alas do tabuleiro, além, naturalmente, de outras peças no jogo - sejam eles menores (cavalo ou bispo) ou maiores (torre ou dama). Os finais mais fáceis de ganho são os finais puros de peões. E os mais fáceis de empate são aqueles com bispos de cores diferentes. O rei é uma peça forte. É importante usá-la. Não coloque peões nas casas da cor de seu bispo. Os bispos são melhores que os cavalos em todas as situação, exceto nas posições bloqueadas. Dois bispos contra bispo e cavalo (ou dois cavalos) constituem vantagem apreciável. Peões passados devem ser bloqueados pelo rei. Uma torre na sétima horizontal é compensação suficiente por um peão a menos. As torres devem situar-se detrás dos peões passados.
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