Rpg Solo O Templo Do Terror Por Ian Livingstone - Livros Jogos Aventuras Fantásticas #7 - Editora Marques Saraiva
Por um escritor misterioso
Descrição
Título original em Inglês: Temple of TerrorTítulo em Português (PT): O Templo do TerrorNumeração original: # 14Autor: Ian LivingstoneLançamento (edição original): 25 de Abril de 1985Ilustrações: Bill Houston.Ilustração da capa por: Christos AchilleosTradução para Português: Marco Antonio Esteves da Rocha (BRA); Ana Maria Sampaio Pinho (POR) O sombrio poder do jovem Malbordus está chegando ao seu ápice. Os elfos que o criaram atribuíram-lhe uma tarefa final: reaver os cinco artefatos do Dragão escondidos por séculos na cidade perdida de Vatos, em algum lugar no Deserto dos Crânios. Somente quando os tiver em seu poder ele será capaz de rebelar-se e submeter Allansia. Cada dia que passa o aproxima mais desse objetivo, e somente VOCÊ pode detê-lo! Sua missão é atravessar as areias escaldantes do deserto, encontrar a misteriosa cidade perdida e destruir os tesouros que Malbordus está procurando, antes que ele possa alcançá-los. Mas cuidado! Cada passo que você dá o aproxima mais de sua perdição.Review por: Thiago Macieira RodriguesReview em vídeo (clique no link): Thiago Macieira RodriguesDepois de uma missão bem sucedida (presume-se, a busca pelo Martelo de Stonebridge na Floresta de Darkwood em “A Floresta da Destruição”), o protagonista da história encontra-se descansando por alguns dias na amigável aldeia dos Anões de Stonebridge, quando uma comoção interrompe o silêncio e a paz do lugar. Trata-se do velho mago Yaztromo, que busca na vila dos Anões ajuda para uma perigosa tarefa. O feiticeiro descobriu um plano de dominação de toda Allansia perpetrado pelos malignos Elfos Negros e um de seus mais temíveis líderes, o sombrio Malbordus – o Filho da tempestade. Percebendo a hesitação dos Anões, o aventureiro se prontifica em auxílio do mago. Yaztromo então o convida para dirigir-se até sua torre, no lado sul da Floresta de Darkwood. No caminho, ele lhe conta a respeito do jovem Malbordus e de sua sede de poder pela magia secreta dos Elfos Negros. Ele foi abandonado ainda criança por sua mãe e encontrado pelos malignos Elfos Negros. Estes o levaram para seus reinos subterrâneos e lá ele foi criado à maneira deles. Ainda criança desenvolveu poderes extraordinários e possuía muita facilidade de aprendizado. Durante seu crescimento foi dado a ele diversos testes para verificar se era de fato capaz de receber a magia secreta dos Elfos Negros, magia essa tão vil que mata os usuários despreparados. Foi na busca de tais poderes que Malbordus exercitou sua maldade e semeou seu ódio por todas as criaturas da superfície. Seus mestres então lhe deram uma tarefa final: reaver os cinco artefatos do Dragão, escondidos nas catacumbas da cidade perdida de Vatos, no Deserto dos Crânios. Com a aquisição desses artefatos e após receber a magia secreta, Malbordus poderá dar vida a esses Dragões e liderar um exército indestrutível que dominará todas as terras de Allansia e as colocará sobre domínio permanente dos Elfos Negros. Yaztromo, sabendo da urgência da missão e no ímpeto de poder ajudar o aventureiro, também ensina algumas mágicas simples para ele, como Abrir Portas, Flecha Mágica, Luz, Saltar, etc. Munido de alguns destes poderes e com uma pequena ajuda em ouro do mago, o herói viaja rapidamente para o Deserto dos Crânios, havendo duas rotas para tal feito: caminhar pela Planície Sul e chegar ao deserto pelo norte ou viajar até Porto Blacksand e de lá pagar um navio que o deixará na costa oeste do deserto. No entanto os perigos são muitos e Malbordus sabe que não está sozinho na busca pelos artefatos, por isso ele enviará diversos emissários e assassinos para frustrar a tentativa do herói.Uma vez no escaldante Deserto dos Crânios, o leitor deverá encontrar a cidade perdida. Não será muito difícil de encontrá-la, no entanto haverá diversos perigos escondidos debaixo dessas dunas mortais. Vermes Gigantes, Basiliscos e tempestades de areia são amostras do que esconde esse lugar infernal. Chegando em Vatos, o protagonista descobrirá que o lugar não está tão abandonado assim, uma vez que o lugar, apesar de desabitado há gerações, ainda serve de refúgio para um culto secreto de adoração de deuses malignos do deserto, lideradas pela Alta Sacerdotisa Leesha! Além de enfrentar Malbordus e seus servos, o herói ainda vai ter que lutar pela própria vida com os cultistas malignos e suas criaturas infernais. Os artefatos encontram-se nas catacumbas abaixo da cidade, onde também se localiza o templo secreto destes adoradores do Mal. O leitor deverá procurar por salas, corredores, paredes secretas e salões em busca dos itens. No entanto, Malbordus também contratou um terrível assassino para eliminar o aventureiro: trata-se do diabólico Mensageiro da Morte, um matador incansável e sobrenatural que brinca com suas vítimas, espalhando as cinco letras da apalavra MORTE pelas salas e corredores que o herói percorrerá no futuro, uma vez que ele consiga encontrar as cinco letras, o aventureiro morrerá e o assassino terá cumprido com seu dever. Com isso a busca fica ainda mais difícil, pois o aventureiro pensará duas vezes antes de abrir qualquer baú que encontrar, pois ele pode reservar um destino nada feliz. Dentro das catacumbas há outros inimigos, como mortos-vivos reanimados por feitiçaria; animais, armadilhas e caminhos errados. Infelizmente para o leitor, Malbordus aparentemente só precisa encontrar um Dragão para que seu objetivo se complete e se ao final, o aventureiro não tiver encontrado nenhum, então terá falhado e a aventura terminará. No final do labirinto, como era de se esperar, Malbordus estará esperando o aventureiro encontrar todos os artefatos, fazendo o jogo sujo que lhe cabia para no final matá-lo e pegar os Dragões.Mais um livro-jogo muito bom de Ian Livingstone, o autor nos traz uma aventura quase épica. Dividida em duas partes. A primeira parte compreende da partida do herói da Torre de Yaztromo até Vatos e a segunda parte compreende as catacumbas que levam até o templo maligno.O início do labirinto é relativamente fácil e sem muitos perigos, mas à medida que o leitor percorre o santuário interno da masmorra e chega ao templo, aí a dificuldade se eleva de maneira vertiginosa. Com este livro nós percebemos mais da construção aos poucos do vasto continente de Allansia e do mundo de Titan. Nessa eletrizante aventura, fazemos uma rápida visita a Porto Blacksand, a Cidade dos ladrões, e a famosa Taverna Lagosta Negra, onde brigas são sempre comuns. Com certeza a visita à cidade é um dos pontos altos da aventura. O nível eleva-se ainda mais com a inserção de um sombrio personagem: O Mensageiro da Morte, e seu jogo maléfico. Cada letra encontrada pelo leitor o aproxima mais da palavra sinistra que é o objetivo dele para com o herói. Portanto, em Vatos, haverá cinco artefatos do Dragão, bem como cinco letras malditas. As criaturas encontradas no templo também são muito difíceis, como o Orc Mutante, servo pessoal de Malbordus, e o Horror Noturno – a batalha com este último é muito bem planejada e perigosa. Os Dragões estão muito bem escondidos e um corredor errado simplesmente acabará com qualquer chance de encontrá-los. A batalha final com Malbordus será de altíssima dificuldade se o aventureiro não tiver encontrado certos itens. Por ser conhecedor de magia, ele a usará sem perdão. No entanto, com o uso do objeto correto, a batalha não será nenhum bicho de sete cabeças, comparado às batalhas anteriores, e se resumirá a um mero duelo de espadas. Enfim temos uma excelente aventura, que diferente dos livros anteriores, explora uma área muito maior e desconhecida de Allansia, como planícies, rios, cidades, desertos e (claro!) masmorras. Também dispomos de uma série de magias que podemos utilizar para facilitar nossas vidas, embora muitas delas, usadas erroneamente, permitirão consequências trágicas. Apesar de não ser uma aventura tão difícil quanto O Calabouço da Morte, por exemplo, é bastante emocionante, principalmente com a batalha pessoal – e exótica – entre o protagonista e o Mensageiro da Morte, sem dúvida, um dos grandes triunfos do sucesso desta aventura pelos fãs da série.Este livro, como o A Cidade dos Ladrões e O Calabouço da Morte, é muito difícil e requer várias repetições para vencê-lo. O que é ótimo sobre este AF é que ele é tão bem projetado em termos de interesse e emoção que você deseja continuar voltando e sabe que eventualmente encontrará o verdadeiro caminho através de repetições. O que é brilhante sobre este AF é que ele é tão encorajador e recompensador quanto punido. As penalidades de Perícia, Vigor e Sorte são frequentes e particularmente severas neste livro (geralmente 4 ou 5 pontos são perdidos por erros), mas são compensados por bônus muito generosos por sucessos. Você tem permissão para usar magia que sempre vai a seu favor, mas há penalidades de ENERGIA para isso, então você deve escolher seus momentos com sabedoria (como em Sorcery!) Não há uma seleção ideal de feitiços e todos eles são úteis (mas não totalmente essenciais) em vários pontos do jogo. Para evitar que a seção final seja muito fácil, sua magia é desativada perto do final, mas eu gosto disso, pois faz você confiar em itens-chave em vez de usar o caminho mais fácil. Até o enredo tem um elemento extra de equilíbrio e intriga – muito pouco é feito de Malbordus quando você chega a Vatos. Ninguém ouviu falar dele e isso porque os poucos habitantes da cidade perdida estão vivendo sob o domínio ditatorial de uma megalomaníaca chamada Leesha e, curiosamente, ela desempenha um papel muito maior na seção Vatos do que Malbordus, o que acrescenta uma reviravolta extra na trama quando você começa a se preocupar com o que ela pode ter reservado para você, muito menos Malbordus.Na seção de regras, não há menção a Poções e este é o primeiro AF medieval em que você não recebe uma Poção desde o início. Você recebe 10 provisões (que você pode perder e substituir em vários estágios, o que também é bem equilibrado) e 25 peças de ouro bastante generosas. Inicialmente, o dinheiro parece ser uma bênção mista, pois você pode ser roubado muito no início do livro (assim como roubado de tudo), mas não é necessário depois de usar o que você tem sobra para comprar alguns itens de um comerciante nômade no deserto (se você encontrá-lo.) Há um recurso interessante aqui, pois alguns de seus objetos mais úteis são inúteis e os mais incongruentes podem ser muito úteis, mas nenhum é óbvio pelo preço (não há velas azuis de 25 moedas de ouro aqui como em O Feiticeiro da Montanha de Fogo.) Há também um item de continuidade relacionado ao tesouro, onde você pode encontrar um item que pode torná-lo rico se você sobreviver. É muito incomum para um livro de AF fazer você pensar em seu futuro além de seu próprio final em termos de riqueza ou fama (novamente O Calabouço da Morte é um dos poucos).Se este livro tem uma desvantagem é com o próprio Malbordus. É possível esquecê-lo completamente uma vez que seu foco foi mudado para Leesha (sobre quem você aprende muito mais) e ele parece estar desajeitadamente marcado no final quando você lida com ela. Ele é definitivamente difícil (ENERGIA 18), mas não há pré-combate para negociar e você pode seguir em frente com a batalha que, se você vencê-lo, leva você ao parágrafo 400 e à vitória. No entanto, como este livro é bem equilibrado, a habilidade está em realmente alcançá-lo, pois você terá recebido tantas penalidades e bônus de estatísticas até agora que pelo menos uma de suas estatísticas será perigosamente baixa, então você fará bem em realmente vencê-lo mesmo em combate direto. Isso pode ser intencional para evitar o problema de destruir a alma em livros-jogos de cair no obstáculo final devido a algo que você provavelmente não poderia ter previsto.Os encontros também são bem equilibrados e variados, variando de insetos de baixa estatística até especiais muito difíceis (como o Terror Noturno) que realmente levam alguma surra. Alguns encontros só podem ser travados com itens especiais (o que também mantém as coisas interessantes) em vez de apenas invadir tudo. De fato, existem alguns NPC’s com os quais você precisa falar em vez de matar, então a variedade também é adicionada e você precisa pensar muito sobre quais ações tomar (especialmente quando você está tentando encontrar mais dragões e menos letras de MORTE).Como vários dos encontros são bastante horríveis (Horror Noturno, Fantasma, Mensageiro da Morte, Verme da Areia Gigante), a arte é adequadamente desagradável e os olhos vagos de Bill Houston em algumas criaturas são muito eficazes. Eu também gosto de seus guardas esqueletos vestidos com roupas egípcias que, embora nenhuma referência seja feita diretamente ao Egito, parecem muito apropriados no tema deserto/cidade perdida. A arte da capa de Chris Achilleos é eficaz, especialmente porque a capa mostra o Guarda Serpente de Vatos que você encontra ao chegar quando ainda é dia, sendo este um monstro formidável.No geral, este é uma AF brilhantemente projetado que é emocionante e interessante do começo ao fim. É urgentemente escrito de uma maneira muito otimista, com muitos parágrafos descritivos longos que realmente atraem você para as cenas. A jornada inicial para Vatos é épica no bom sentido e evita o trabalho tedioso do ato final de As Cavernas da Feiticeira da Neve e há surpresas constantes quando você está em Vatos. Poucos livros-jogos têm um mecanismo de enredo tão eficaz quanto o play-off do Mensageiro da Morte contra a necessidade de caçar os dragões, e Sir Ian Livingstone consegue criar sua segunda melhor e mais variada masmorra depois de O Calabouço da Morte. Este livro é um dos maiores destaques da parte 11 a 19 da série original e é sem dúvida um dos melhores roteiros medievais.Notas e curiosidades: Há um erro de continuidade, pois quando o aventureiro chega até a sala do Golem, o livro nos conta que ele é primeiramente feito de bronze, mas quando ele toma vida, o monstro na verdade é um Golem de Pedra. Porto Blacksand é mais uma vez ilustrada nesta aventura, sendo o lugar mais visitado de toda a série, com uma passagem rápidade uma noite pela barulhenta taverna Lagosta Negra. A história detalhada da vida de Malbordus encontra-se no livro Titan – o Mundo de Aventuras Fantásticas. Dependendo da interpretação, esta é uma sequência não oficial de A Floresta da Destruição e As Cavernas da Feiticeira da Neve,compreendendo a última parte da saga. Mais uma vez o aventureiro terá a chance de manejar o Martelo de Stonebridge, a arma mágica do Rei Gillibran. Malbordus, até a sua busca pelos artefatos do Dragão, possui somente 17 anos. No Brasil foi o sétimo livro publicado, embora tenha sido somente o décimo quarto livro das edições originais.Localização: Allansia, Titan.Localidades: Stonebridge, Torre de Yaztromo, Porto Blacksand, Planície Sul, Deserto dos Crânios, Vatos.Referências: 400
Aventuras Fantásticas - Livros com um toque de RPG
Divirta-se com os livros-jogos Aventuras Fantásticas • TABLE GAMES
Aventuras Fantásticas - Livros com um toque de RPG
Aventuras Fantásticas O Templo do Terror
DB 115 (Extras), PDF, Jogos de RPG
07. O Templo do Terror Aventuras Fantásticas
Aventuras Fantásticas - Livros com um toque de RPG
FF 18. O Templo do Terror
FF 18. O Templo do Terror
04. A Cidade dos Ladrões
Livro: O Templo do Terror - Ian Livingstone
Livro RPG / Fantasia O Templo do Terror - Ian Livingstone - Série Aventuras Fantásticas 7
Rpg Solo O Templo Do Terror Por Ian Livingstone - Livros Jogos Aventuras Fantásticas #7 - Editora Marques
Rpg Aventuras Fantasticas
Parte história, parte jogo, este é um tipo diferente de livro — aqui, VOCÊ é o herói! Você precisa apenas de um lápis, uma borracha e dois dados para
FF 18 — O Templo do Terror